domingo, 19 de dezembro de 2010

Bikes Fixed Gear está conquistando ... o mundo!





















Salve amigos..hoje vou falar de um estilo de bike bem bacana que ganha mais adeptos dia após dia ... fixed gear..ou para os mais intimos fixies.
O meu primeiro contato com essas bicis foi a uns 2 anos ...pois antes disso sabia dessa parada de fixa somente em bikes de circuito.
Foi então que o meu amigo Cedric (da evolux bicycles) construiu um quadro desses para o Pablo (juice man da Tag and Juice)...que me add no orkut...assim então consegui algumas info sobre essas bikes, que inicialmente me causaram espanto qdo o Targino (da targino custom) me falou que que elas não possuiam roda livre..eram fixas ...
Fixas ????? Como assim?????
Fixas são as bicicletas que contam com o que chamamos no Brasil de “Catraca fixa” ou “Pinhão fixo ( vulgarmente conhecida nos EUA como fixie) é uma bicicleta que não tem roda livre , o que significa tração continua, para frente e para tras , com os pedais sempre em movimento quando a bicicleta está andando...
São bicicletas sem marchas e muitas vezes sem freios ,que devido a sua simplicidade mecânica, agradável estética e muita eficiência foram escolhidas como as bicicletas “oficiais” dos couriers (mensageiros de bicicleta) de grandes metrópoles como Nova Iorque, São Francisco , Londres e ate mesmo Tokio.
A origem dessas bicicletas vem diretamente das bicicletas de pista (track bikes), ou de velódromo, aquele circuito oval inclinado onde se atinge altas velocidades em bicicletas como essa.
Mas conforme avança a cultura,estilos diferentes são criados onde se dá preferência seja puramente pela estética com detalhes bem coloridos, pela performance com componentes de última geração como as de competição de hoje, alguns buscam conceitos futuristas, outros tentam reproduzir clássicos(vintage) nos moldes de suas origens e existem ainda modelos que remetem a bmx, e alguns confort.
Esta em crescimento constante no momento a onda de Fixed Gears no Brasil, apesar da missão quase impossível,de obter peças para um visual mais clássico (“Mas isso ninguém usa mais! Hoje é tudo de fibra de carbono ou alumínio!”), o que faz a construção de uma realmente uma caça ao tesouro, mas com a explosão do movimento lá fora ...estao chegando muitas coisas por aqui.

Abrax a todos !

Info´s :
http://fixedbr.wordpress.com
http://fixasampa.wordpress.com
http://fixacwb.wordpress.com
http://www.death-pedal.com
http://fixedgearbikes.blogspot.com
http://www.milanofixed.com
http://www.pedalconsumption.com
http://rodafixapoa.wordpress.co
http://www.tagandjuice.com.br/blog
Bikes e acessorios:
http://www.tagandjuice.com.br
http://www.veganpride.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário